Turismo da Madeira tem vindo desde o início do ano de 2014 a reforçar sua presença nos canais internacionais utilizando a rede Display de publicidade da Google para a estratégia de campanha digital. Com o objectivo de reforçar o posicionamento da Madeira como destino de férias para todo o ano, e colocar a região no top of mind dos consumidores no momento em que começam a planear o seu próximo destino de férias.
Com o tema “Madeira, All Year Around”, com destaque para a eleição da região como melhor destino europeu (Europe’s Leading Island Destination), segmentaram a campanha por nacionalidades com impacto nos diferentes mercados ao longo do ano.
A campanha começou com uma acção do tipo Blast Display na rede Google, este tipo de campanha visa em pouco tempo trazer um alto volume de impressões e cliques. Durante um curto espaço de tempo os banners animados da Madeira são exibidos em centenas de sites de topo e de nicho gerando notoriedade ao destino. Continuando após esta campanha inicial com campanhas na rede Display da Google.
Foi inclusive, criado um site específico para receber todos os visitantes provenientes destas campanhas com o nome Madeira All Year www.madeiraallyear.com onde encontram toda a informação genérica sobre o destino que contempla os principais produtos turísticos oferecidos pela Madeira e Porto Santo, assim como os principais operadores turísticos e companhias aéreas com ligação à região.
Apenas lamentamos, com o grande crescimento que se tem verificado do acesso à rede através de meios móveis (smartphone e tablet), registando já este ano mais tráfego a partir destes dispositivos em relação aos PC’s, impondo-se já como um dos principais meios de acesso à rede, não compreendemos o porquê desta página não ter sido optimizada para uma correta experiência de utilização nestes dispositivos.
O conceito criativo de toda a campanha, assenta no pressuposto de que os viajantes actuais vivem a experiência de férias em duas dimensões: a nível pessoal, enquanto experiência física no destino; e a nível social, antes, durante e após a viagem, através da pesquisa de informação em meios digitais, partilha de informação nas redes sociais, e publicação de comentários e avaliações em plataformas digitais de viagens e turismo.
Partindo desta observação, foi criada uma campanha onde, além das imagens apelativas do destino, são destacadas as opiniões (reviews) de pessoas reais, que visitaram, adoraram e recomendam a Madeira como destino de férias.
Os títulos dos quatro temas da campanha – Natureza, Levadas, Bem-estar e Funchal – foram retirados de comentários autênticos partilhados no TripAdvisor, credibilizando a campanha e comprovando que o destino tem diversos atractivos para ser visitado ao longo de todo o ano.
Tendo já passado por vários mercados desde o início do ano, em Outubro o principal mercado alvo da campanha foi o Reino Unido, passando em Novembro para a Alemanha, estendendo-se aos mercados nórdicos, como a Dinamarca, Noruega, Finlândia, Suécia, França, Holanda e Bélgica.