(Chamada para a rede fixa nacional)

Atualização no algoritmo da Google priveligia mobile-friendly

Responsive

O dia 21 de Abril de 2015 dita uma grande mudança nos resultados de pesquisa do Google.

É comum a Google aplicar alterações ao seu algoritmo de pesquisa com alguma frequência, à medida que mais pessoas utilizam dispositivos móveis para aceder à internet os algoritmos da Google vão se adaptando aos novos padrões. Nas últimas alterações passou por modificações no algoritmo que davam mais prioridade aos sites que apresentassem uma configuração correcta e que fosse possível de visualizar em dispositivos mais modernos, facilitando os utilizadores que estivessem a navegar em dispositivos móveis indicando nos resultados de pesquisa se o site era mobile-friendly, muitas destas alterações costumam passar despercebidas junto da população em geral, com a que passa a vigorar agora já não será assim, o que está a causar grande apreensão junto da comunidade empresarial.

Em Novembro do ano passado a Google alertou sobre a mudança que iria ocorrer, passaria a priveligiar de forma absoluta nos resultados os sites programados para responsive, os que se adaptam para uma melhor navegação em dispositivos móveis, também conhecidos como sites mobile-friendly, reconhecidos por apresentarem os textos maiores para mais fácil leitura e botões maiores para facilitar a navegação em dispositivos móveis, dando de certa forma a quem ainda não estivesse preparado para esta mudança o tempo necessário para se adaptarem.

Em Janeiro de 2015, mais de 88% de todas as pesquisas efectuadas globalmente provinham do motor de pesquisa Google.

A PCN informática no seu trabalho na área do design e web já à muito que vem alertando os seus clientes para a crescente importância dos sites mobile-friendly, e desde 2014 recusava desenvolver soluções para os seus clientes que não cumprissem com este propósito, visto ser expectável nas atualizações mais recentes ao algoritmo de pesquisa que a Google aplicasse a sua autoridade com mais peso, favorecendo a experiência de navegação dos utilizadores.

Com um índice de crescimento muito relevante nos últimos anos para acessos à internet desde dispositivos móveis, atualmente num valor superior a 65% do tráfego de internet, com esta mudança a Google considera no ranking de posicionamento dos resultados de pesquisa se o seu site é amigo de dispositivos móveis, disponibilizando inclusive uma ferramenta para analisar o seu site. A importância deste update no algoritmo ganha especial importância para os negócios com presença digital pois trará para baixo ou puramente fará desaparecer dos resultados de pesquisa os sites que não tenham sido desenhados para serem mobile-friendly.

 

Partilhar

Outras Notícias

Hotelaria e Restauração

Check-In online

Permita que seus hospedes concluam o processo de check-in sem que ninguém intervenha até o dia da chegada. Com esta app, receberá todos os dados

Apoio Informático

COMUNICAÇÃO DE INVENTÁRIOS 2020

Por despacho n.º 66/2019, do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, de 13 de dezembro, foi determinado que a estrutura do ficheiro para comunicação de

A sua empresa precisa de assistência?

imagem-destaque-expo-madeira-website-2015