Se o seu site empresarial foi construído com a ferramenta gratuita disponibilizada pelo serviço Wix, é provável que esteja a notar uma quebra nas suas visitas. É até muito provável que os seus visitantes tenham desaparecido pelo seu site ter sido removido da indexação de pesquisa Google.
Esta anomalia está a ocorrer em vários sites suportados pelo Wix, os forums oficiais da Google Webmasters está “inundado” de discussões nas últimas duas semanas sobre os sites Wix que desapareceram do Google. A propria Google emitiu um comunicado oficial reconhecendo o problema e prometendo voltar a indexar os sites Wix, contudo dificilmente o problema deverá ser senado por completo.
Devido ao baixo preço e facilidade de “construir” um site, sem necessidade de conhecimentos de programação, logo sem necessidade de contratar especialistas em programação web, tornou-se numa opção atrativa para uma nova empresa que está a começar o seu negócio e procura poupar algum do seu orçamento. Infelizmente, como todos os sites Wix utilizam a mesma plataforma, programadores experientes têm muito menos flexibilidade e controlo em comparação com as plataformas personalizadas, logo, quando um dos sites apresenta um problema, todos os sites por partilharem a mesma programação vão muito certamente ser afetados.
A Google domina a rede de pesquisa mundial reunindo 67,49% de preferência, em 2º e 3º vem o Yahoo e Bing com cerca de 10%.
Se tem um site Wix e não está certo se está a ser afetado, é hora de analisar os dados do Analytics e procurar por comportamentos anormais nas visitas ao seu site, e procurar por quebras de visitas originárias da rede de pesquisa Google.
Se o tráfego do seu site é realmente importante na captação de novos negócios para sua empresa, reconsidere a possibilidade de investir num site ou plataforma mais robusto, escalável, flexível e profissional. Sim, há um custo para isso, contudo também é muito provável que o retorno sobre o investimento seja maior.
Fontes: Wiki MarketShare; The American Genius