O ambiente tecnológico no sector hoteleiro é conhecido por ainda viver na “idade da pedra”. Com a melhoria das previsões económicas e aumento de investimentos no sector, é possível que comecemos a ver grandes avanços num futuro próximo nos hotéis mais expeditos.
As exigências dos clientes mudaram o ambiente de negócios, seja na comercialização ou nas operações. Os hotéis que não se atualizarem rápido vão começar rapidamente a cair na preferência dos consumidores.
A IDC (International Data Corporation) publicou na revista Forbes que o 60% total do mercado de TI (tecnologias de informação) será proveniente dos smartphones e tablets. Os hotéis precisam, portanto, de preparar as suas redes para um tráfego móvel muito maior e com maiores velocidades.
Só os mercados emergentes, terão um aumento do investimento em TI entre 10% e 35%. E para melhorar as operações globais, hotéis e fornecedores investirão muito em serviços na cloud.
Um estudo recente da Smartbrief, divulgado pelo Wall Street Journal, indica o aumento da algumas tendências como:
- BYOC (“Bring Your Own Content” – traga o seu próprio conteúdo) em função de BYOD (“Bring Your Own Device” – traga o seu próprio aparelho).
- 99% dos hóspedes já viajam com pelo menos um dispositivo (smartphone, laptop, tablet). Destes, 45% viajam com dois dispositivos, e 40% com 3 ou mais.
- Serviços automatizados
- 85% das pessoas afirmam que utilizariam serviços on-line para room service e governanta.
- 91% dos clientes fariam o check-in num quiosque automatizado.
- Lobby como epicentro social e tecnológico
- Mesas comunitárias, pontos de venda e zonas de carregamento de dispositivos estão incentivando mais do que apenas o tráfego transacional nos lobbies dos hotéis. Mais e mais pessoas estão vendo esse espaço como uma forma de trabalhar enquanto aprecia a atmosfera e oportunidades de networking.
- (Ainda) Mais investimento em Wi-Fi gratuita
- 87% dos entrevistados acha que o Wi-Fi deve de ser uma amenidade Grátis.
Wi-Fi como produto de venda já passou, e muitos hotéis optaram por trocar esse benefício pelo endereço de e-mail dos seus clientes. Além de ser bem aceite, o CRM dos hotéis está mais consistente.
- Escritórios e espaços para eventos remotos
- Programas como Workspace on Demand e Liquidspace, juntamente com uma maior preparação de espaços para reuniões, permitirão o uso mais produtivo de reuniões em hotéis. A rede Marriott, conhecida por ser a marca hoteleira com maior investimento em tecnologia do mundo, já aderiu aos programas.
- Integração social e de serviços
- A tecnologia social continua a ter o envolvimento do cliente como pilar de sustentação principal.
As redes sociais tornar-se-ão uma oferta de nuvem padrão, e não mais um braço operacional separado dos negócios.
Todas essas tecnologias estão centradas no empowerment do cliente.
Se essas tecnologias ainda estão muito distantes da sua realidade, lembre-se que, no mínimo, o hóspede atual quer ter a comodidade e acessibilidade que tem na sua própria casa. E isso varia de consoante o seu país de origem.
Invista corretamente em tecnologia, e bons negócios!