Esta start-up portuguesa promete revolucionar a agricultura urbana através do recurso à sua CoolFarm Box, este robot pode ser controlado através de uma aplicação para smartphone ou tablet. Partilhando de uma base de conhecimento que permite gerir a sua plantação de forma inteligente, recorre à hidroponia, uma técnica que utiliza apenas água para a cultura. A hidroponia permite gastar, em média, cinco vezes menos água do que quando se cultiva com terra, permitindo controlar quais os nutrientes que vão para a água otimizando a alimentação da planta.
Com o CoolFarm, vai ser possível cultivar alfaces, tomates, cebolas, morangos e ervas aromáticas, entre outras coisas. “O CoolFarm toma conta da planta, mede parâmetros relacionados com a água e com o ar e controla esses mesmos parâmetros na água: dá nutrientes à planta, avisa o utilizador quando está na hora de trocar a água e faz a rega automaticamente”, resume Gonçalo, co-fundador que à certa de um ano trabalha neste projeto juntamente com outros cinco membros num protótipo que pretendem transformar esta ideia em fase de protótipo num negócio.
Como esta Farm está ligada à internet, todos os passos podem ser controlados através de uma app, permitindo andar com a planta sempre consigo, deixando de ser um problema a falta de disponibilidade, como as férias ou fins-de-semana prolongados para cuidar do crescimento dos seus frutos preferidos.